Palmeiras inicia preparação para clássico com foco na recuperação de Jefté e Vitor Roque.
Enquanto Jefté trata edema na coxa e Vitor Roque recupera-se de entorse, Abel monitora ‘bateria’ dos jogadores e liga alerta para o desgaste físico neste início de 2026.
A preocupação do treinador se justifica pelo boletim médico, que já apresenta baixas importantes logo no início do ano.
A reapresentação do elenco neste domingo trouxe atualizações sobre os problemas físicos:
- Vitor Roque: Sofreu um trauma no jogo-treino contra o Desportivo Brasil e teve uma entorse leve no tornozelo confirmada. O camisa 9 segue um plano de recondicionamento cauteloso e realizou apenas trabalhos internos, sem ir a campo.
- Jefté: Substituído no intervalo da estreia, realizou exames que descartaram lesão estrutural, apontando apenas um edema na coxa direita.
- Facundo Torres: Sofreu lesão muscular nos treinos antes da estreia.
- Outras baixas: O time já iniciou o ano sem Paulinho e Felipe Anderson (lesionados), além de Flaco López (gripe).
- Em transição: Lucas Evangelista e Figueiredo já alternam entre parte física e técnica.
Para minimizar riscos, o Palmeiras planeja rodar o elenco nas rodadas iniciais do Paulistão. Na estreia, pilares como Gustavo Gómez, Piquerez, Emiliano Martínez e Raphael Veiga sequer foram relacionados.
“Logo que cheguei, reuni com o Núcleo de Saúde e Performance para medir resistência, força e velocidade. Fizemos como uma bateria de celular… Depois do descanso, eles não estão preparados. Minha experiência diz que quem não perder essas quatro semanas de preparação terá a ‘bateria cheia’ depois. Futebol se vive de tática, físico e mental”, explicou Abel Ferreira.

Visando o duelo contra o Santos, na quarta-feira, o elenco treinou na Academia de Futebol. Quem jogou mais de 45 minutos contra a Lusa fez trabalhos regenerativos (musculação e recovery). O restante do grupo participou de um treino técnico em campo reduzido, focado em construção de jogadas e passe.
Próximos compromissos do Verdão:
28/01 (Qua): Atlético-MG x Palmeiras (Brasileirão)
14/01 (Qua) – 19h30: Palmeiras x Santos (Paulistão – Arena Barueri)
17/01 (Sáb) – 20h30: Palmeiras x Mirassol (Paulistão)
20/01 (Ter) – 20h00: Novorizontino x Palmeiras (Paulistão)
24/01 (Sáb) – 18h30: Palmeiras x São Paulo (Paulistão)
Fonte: Globo Esporte

